Notícia - WordPress redefine 100 mil contas 19/09/2014
WordPress redefine 100 mil contas

O WordPress anunciou que cerca de 100 mil contas tiveram suas senhas redefinidas. A ação ocorreu após o vazamento de mais de 5 milhões de nomes de usuário e contas do Gmail ocorrido na última semana. Embora o WordPress não tenha sido afetado diretamente pelo caso, a Automattic – empresa responsável pelo serviço – decidiu se prevenir. Técnicos do site baixaram a lista com as informações vazadas e as compararam com as credenciais de acesso de seus usuários.

Mesma senha no Gmail e no Wordpress

A busca resultou em mais de 100 mil contas que usavam o endereço do Gmail e também a mesma senha de acesso ao e-mail do Google para acessar o site. Estes usuários tiveram suas senhas redefinidas por segurança, antes que seus blogs fossem acessados indevidamente.

Os usuários afetados receberam e-mails informando o ocorrido e com instruções sobre como redefinir sua senha. Para isso, basta ir até a página inicial do WordPress, clicar no botão de login e, em seguida, em “Perdeu sua senha?”. Depois, insira seu nome de usuário ou e-mail para receber seu novo código.

A Automattic também alerta a necessidade de se possuir uma senha única para cada conta, já que, como este caso demonstrou, senhas repetidas aumentam o risco de falhas de segurança. A empresa também recomenda que seus usuários habilitem a autenticação em duas etapas, o que pode ser feito no painel de configurações do WordPress.

Contas com senha de e-mail vazado

Além das 100 mil contas comprometidas, o WordPress também encontrou outras 600 mil cujo e-mail registrado é o mesmo que teve as credenciais vazadas, mas que possuíam senhas diferentes nos dois serviços.

Estes usuários não tiveram suas senhas redefinidas, mas eles vão receber uma notificação em seus painéis de controle para informá-los do ocorrido e permitir que eles alterem suas configurações de segurança com facilidade.

Fonte: Tech Tudo