Documento sem título
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Documento sem título
Palavra do Presidente
Histórico
Certidão Sindical
Categorias
Missão
Base Territorial
Data Base
Editais
 
Serviços
Homologação
Documentos para Homologação
Endereços para homologar
Central de Atendimento
 
Cadastre-se (Empregado)
Balcão de Empregos
Ben + Familiar
Brasil Med Saúde Prev
Benefícios
Sorteios
Dia das Crianças
Material Escolar
Galeria de Fotos
Notícias
Informativos
 
Cadastre-se
Comunicados
Contribuições
Convenções e Acordos
PLR
 
Sedes
Fale Conosco
Disque Denúncia
 
 
 
NOTÍCIAS
 
Notícia - Como escolher o cooler ideal para o seu gabinete e processador 13/11/2014
Como escolher o cooler ideal para o seu gabinete e processador

Com processadores mais potentes e clocks cada vez mais elevados, é natural que os coolers exerçam uma função bastante importante em um computador. Além de proteger a peça mais cara do seu PC, ele força a circulação de ar no gabinete e garante o bom funcionamento dos demais componentes.

Investir um pouco mais em um cooler adequado e de qualidade é tão importante quanto escolher uma placa de vídeo ou o próprio processador. Pensado nisso, oTechTudo preparou um artigo especial com algumas dicas básicas para escolha de um cooler e sobre o posicionamento no gabinete.


Cooler.

Antes de comprar um cooler, você precisa se atentar a alguns detalhes, como o tamanho e espessura. O cooler do processador está limitado pelas dimensões do dissipador e espaço disponível na placa-mãe. Já o gabinete pode comportar coolers de diversos tamanhos. Sempre que puder, opte por um cooler maior. Mas o tamanho não é a principal característica que deve ser observada.

Ao olhar as especificações técnicas de um cooler, você vai se deparar com unidades como CFM, dBA, velocidade (RPM), dentre outras. Em geral, o melhor cooler é aquele com maior CFM e menor dBA, ou seja, que possui maior capacidade de deslocar o ar e produz menos ruído.
Entenda o que são coolers e fans.

Alguns gabinetes possuem suporte a um número considerável de coolers, mas adianta encher o computador deles. Cada gabinete segue um modelo de circulação de ar que deve ser respeitado. Ao colocar um cooler no lugar errado você pode piorar a circulação e mais esquentar do que esfriar.


Circulação de ar no gabinete.

A maioria dos gabinetes são feitos para que o ar possa fluir da frente e dos lados para o fundo e para cima. Portanto, coolers sugando o ar frio pelas laterais e frente e outros puxando o ar quente de dentro para fora na parte de trás e superior do gabinete, em geral, são suficientes para mantê-lo refrigerado.

E para o processador?

No caso do processador, o cooler escolhido deve manter a temperatura sempre abaixo dos 70ºC. Em geral, o cooler que acompanha o processador é suficiente para dissipar o calor gerado. No entanto, se você pretende fazer overclock o/ou rodar programas pesados, é quase que obrigatório investir em um bom cooler.

A forma mais fácil de saber se o cooler instalado é o ideal para o seu processador é acessando a BIOS e verificando a temperatura da CPU. Também existem programas que monitoram a temperatura do processador. Lembre-se de fazer os testes em um dia de muito calor e rodando programas pesados para garantir as piores situações. Quanto menor a temperatura, melhor.

Outro ponto importante é quanto a manutenção. O cooler, por natureza, acumula muita poeira e, como qualquer produto, possui vida útil limitada e sofre desgaste com o tempo. Por isso, faça uma limpeza com frequência no interior do gabinete, em especial nos coolers, e caso perceba que algum deles não está funcionando como deveria, substitua o quanto antes.

Fonte: Tech Tudo


 
                 
O SINDICATO
Palavra do Presidente
Histórico
Certidão Sindical
Categorias
Missão
Base Territorial
Data Base
Editais
 
JURÍDICO
Serviços
Homologação
Central de Atendimento
 
PARA ASSOCIADOS
Benefícios
Sorteios
Galeria de Fotos
Notícias
Informativos
Dia das Crianças
Material Escolar
 
PARA EMPRESA
Cadastre-se
Contribuições
Convenções e Acordos
 
CONTATO
Sedes
Fale Conosco
Disk Denúncia
 
 
 
2013 © Todos os direitos reservados