Notícia - Como escolher o cooler ideal para o seu gabinete e processador 13/11/2014
Como escolher o cooler ideal para o seu gabinete e processador

Com processadores mais potentes e clocks cada vez mais elevados, é natural que os coolers exerçam uma função bastante importante em um computador. Além de proteger a peça mais cara do seu PC, ele força a circulação de ar no gabinete e garante o bom funcionamento dos demais componentes.

Investir um pouco mais em um cooler adequado e de qualidade é tão importante quanto escolher uma placa de vídeo ou o próprio processador. Pensado nisso, oTechTudo preparou um artigo especial com algumas dicas básicas para escolha de um cooler e sobre o posicionamento no gabinete.

Cooler.

Antes de comprar um cooler, você precisa se atentar a alguns detalhes, como o tamanho e espessura. O cooler do processador está limitado pelas dimensões do dissipador e espaço disponível na placa-mãe. Já o gabinete pode comportar coolers de diversos tamanhos. Sempre que puder, opte por um cooler maior. Mas o tamanho não é a principal característica que deve ser observada.

Ao olhar as especificações técnicas de um cooler, você vai se deparar com unidades como CFM, dBA, velocidade (RPM), dentre outras. Em geral, o melhor cooler é aquele com maior CFM e menor dBA, ou seja, que possui maior capacidade de deslocar o ar e produz menos ruído.
Entenda o que são coolers e fans.

Alguns gabinetes possuem suporte a um número considerável de coolers, mas adianta encher o computador deles. Cada gabinete segue um modelo de circulação de ar que deve ser respeitado. Ao colocar um cooler no lugar errado você pode piorar a circulação e mais esquentar do que esfriar.

Circulação de ar no gabinete.

A maioria dos gabinetes são feitos para que o ar possa fluir da frente e dos lados para o fundo e para cima. Portanto, coolers sugando o ar frio pelas laterais e frente e outros puxando o ar quente de dentro para fora na parte de trás e superior do gabinete, em geral, são suficientes para mantê-lo refrigerado.

E para o processador?

No caso do processador, o cooler escolhido deve manter a temperatura sempre abaixo dos 70ºC. Em geral, o cooler que acompanha o processador é suficiente para dissipar o calor gerado. No entanto, se você pretende fazer overclock o/ou rodar programas pesados, é quase que obrigatório investir em um bom cooler.

A forma mais fácil de saber se o cooler instalado é o ideal para o seu processador é acessando a BIOS e verificando a temperatura da CPU. Também existem programas que monitoram a temperatura do processador. Lembre-se de fazer os testes em um dia de muito calor e rodando programas pesados para garantir as piores situações. Quanto menor a temperatura, melhor.

Outro ponto importante é quanto a manutenção. O cooler, por natureza, acumula muita poeira e, como qualquer produto, possui vida útil limitada e sofre desgaste com o tempo. Por isso, faça uma limpeza com frequência no interior do gabinete, em especial nos coolers, e caso perceba que algum deles não está funcionando como deveria, substitua o quanto antes.

Fonte: Tech Tudo