Notícia - O que é o Akamai Netsession e qual é sua função? 27/11/2014
O que é o Akamai Netsession e qual é sua função?

Um software pouco conhecido pela maioria do usuários pode estar escondido nas entranhas da interface do sistema operacional do seu PC. O nome dele é Akamai NetSession e se você ainda não o conhece ou sabe para que ele serve, esclareceremos os pormenores desse programa. Acompanhe.

Entenda o que é e como funciona o Akamai NetSession.

Akamai NetSession é uma aplicativo que ao ser instalado em seu computador funciona como uma interface, melhorando a velocidade, a confiabilidade e eficiência em downloads e stream da Internet. A tecnologia é usada por muitas empresas de software e editores de mídia para entregar arquivos ou stream a seus clientes.

O aplicativo normalmente é instalado no PC na hora em que o usuário acessa algum serviço que usa a tecnologia. Depois de instalado, ele é executado em segundo plano e usa uma quantidade insignificante dos recursos do computador ou banda de upload quando você não está baixando ativamente conteúdo.

A tecnologia funciona basicamente assim: quando o usuário clica em um link, o software procura melhorar a eficiência e a velocidade de várias maneiras, trabalhando para coordenar todos os caches de conteúdo na rede, incluindo as máquinas dos usuários finais, bem como milhares de servidores Akamai distribuídos ao redor do mundo. O cliente utiliza a inteligência muito mais no processo de download, descarregando a partir de múltiplas fontes de um arquivo simultaneamente.

Ele também é capaz de se conectar a máquinas de outro usuário final, para ajudar a acelerar a entrega e continuar a procurar uma fonte do arquivo mais próxima. Para atingir o máximo de eficiência, a tecnologia também faz roteamento inteligente de download em torno de congestionamento da rede e os picos de tráfego.

Fonte: Tech Tudo