Notícia - Impressora 3D é scanner, faz marcações a laser e é sucesso no kickstarter 27/11/2014
Impressora 3D é scanner, faz marcações a laser e é sucesso no kickstarter

Uma impressora 3D que busca financiamento faz sucesso no Kickstarter. A Flux 3D é, na definição de seus criadores, a primeira impressora 3D modular. Isso significa que ela foi desenvolvida para receber novos acessórios com o tempo. O aparelho se destaca também pelo preço, quase metade do que custa uma Zeus, e as funções de scanner e marcador a laser.

Cheia de recursos e com perspectiva de ampliá-los, Flux 3D chama atenção no Kickstarter.

O ponto mais bacana da ideia é, sem dúvida, a proposta modular. Com esse modelo, os criadores da Flux 3D querem incentivar engenheiros a desenvolverem novos acessórios, que prolonguem a vida útil da impressora e deem mais versatilidade às suas capacidades.

Hoje, ela conta com uma cabeça simples de impressão. Mas, no futuro, quem tiver uma dessas poderá comprar outros difusores, com outras funções, como difusor de cerâmica, de saída dupla, com difusão de pastas e assim por diante. Tudo será possível pelo SDK aberto que os criadores da impressora disponibilizarão para a comunidade.

Laser permite fazer gravações em superfícies diversas.

Além do caráter modular, com a Flux 3D você poderia escanear um objeto e depois reproduzi-lo, tudo de maneira simplificada, uma vez que essa função não requer software adicional. A cabeça de impressão, responsável por confeccionar os objetos, pode dar lugar a um laser de 200 mW, capaz de fazer marcações em superfícies diversas, além de permitir corte de papel e papelão.

A Flux 3D poderá ser pareada com seu smartphone via Bluetooth, permitindo que você faça download e compartilhe arquivos de impressão com a comunidade de usuários. Softwares de edição e manipulação de arquivos tridimensionais serão oferecidos pelo desenvolvedor para quem precisar trabalhar mais nos modelos antes de enviá-los à impressora.

Função scanner promete agilizar a vida de quem quer reproduzir objetos.

A equipe por trás da Flux 3D busca financiamento de US$ 100 mil (aproximadamente R$ 256 mil em conversão direta). Interessados podem comprar a ideia por uma cota mínima de US$ 499 (R$ 1.279), que dá direito a um kit completo da impressora, mais 500 gramas de material para impressão. Essa opção é limitada a apenas 200 financiadores e os custos de envio, que contemplam o Brasil também, não estão incluídos.

Se atingir a meta, os criadores da impressora prometem enviá-la até julho de 2015. Por mais US$ 80 (R$ 205) o comprador leva para casa a cabeça com a saída laser e mais um par de óculos protetores (sim, 2000 mW podem deixar você cego).

Fonte: Tech Tudo