Notícia - Facebook lança app Flash no Brasil para concorrer com Snapchat 11/11/2016
Facebook lança app Flash no Brasil para concorrer com Snapchat

Flash tem bate-papo que se apaga e compartilha fotos/vídeos que somem.
Serviço faz primeiro contato do usuário ser com câmera, como o Snapchat.

O Facebook escolheu o Brasil para estrear sua nova investida contra o Snapchat nesta quarta-feira (veja abaixo um comparativo entre Flash e Snapchat). A rede social lança no país o Flash, uma rede social móvel com bate-papo embutido que adota alguns dos principais recursos do rival: imagens e histórias que se autodestroem e filtros engraçadinhos. O aplicativo chegará antes para Android, a partir das 12h na Google Play.

O Flash funciona assim:

- Você abre o app e tira uma foto com ele;
- Inclui na imagem uma máscara;
- Escreve alguma coisa nela ou inclui um emoji;
- Para iniciar uma conversa, tem de enviá-la a um contato;
- Ou compartilhá-la com seus seguidores;
- A partir daí, eles te respondem;
- As imagens se apagam em até cinco segundos.

Câmera primeiro e Brasil primeiroAs modificações faciais colocam em ação a tecnologia do Masquerade (ou MSQRD), app comprado em março pelo Facebook e que fez sucesso por importar o que o Snapchat chama de “lentesâ€.

Em tempo: se, no Snapchat, você envia “snaps†da vida, no novo app do Facebook, cada sorriso é um flash. A sensação é a de "já vi isso antes".

O Flash força as pessoas a interagirem com a câmera antes, em vez de qualquer outro recurso do smartphone, como o teclado, exatamente como o Snapchat. E o Facebook não esconde que a intenção é essa mesmo. “Reconhecemos que as redes sociais mudaram o que eram há cinco anos. A câmera se tornou o centro das redes sociais para compartilhar vídeos e fotosâ€, explicou George Wang, gerente de produto do Flash, no Facebook.

O Flash repete a mesma estratégia aplicada no Stories, no Instagram, e nas transmissões ao vivo do Facebook. Mas, dessa vez, a rede social escolheu o Brasil para ponto de partida, porque o Brasil tem usuários que "abraçam facilmente novidades" -- O Facebook não revela se pretende levar o app a outros países.

“Nós aprendemos que o tamanho do app é importanteâ€, afirma Wang. “As pessoas não conseguem instalar apps sem deletar fotos ou aplicativos â€, comenta o diretor. Por isso, o “Flash†tem só 25 Megabytes. O WhatsApp, por exemplo, pesa 98,3 MB.

“O que nós queríamos é fazer com que todos pudessem compartilhar sem se preocupar com o uso de dados ou se as fotos dele foram realmente enviadasâ€, diz Wang.

O app possui três saídas:

- O formato de fotos e vídeos reduz a quantidade de dados;

- O Flash possbilita carregar tipos diferentes de conteúdo, para 3G ou 4G;

- Quando o celular estiver no Wi-Fi, o app baixa imagens para ter informação em cache;

- Se fica sem conexão, o serviço salva o post para enviá-lo quando houver sinal.