Documento sem título
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Documento sem título
Palavra do Presidente
Histórico
Certidão Sindical
Categorias
Missão
Base Territorial
Data Base
Editais
 
Serviços
Homologação
Documentos para Homologação
Endereços para homologar
Central de Atendimento
 
Cadastre-se (Empregado)
Balcão de Empregos
Ben + Familiar
Brasil Med Saúde Prev
Benefícios
Sorteios
Dia das Crianças
Material Escolar
Galeria de Fotos
Notícias
Informativos
 
Cadastre-se
Comunicados
Contribuições
Convenções e Acordos
PLR
 
Sedes
Fale Conosco
Disque Denúncia
 
 
 
NOTÍCIAS
 
Notcia - O desemprego é diferente para mulheres e negros 26/02/2018
O desemprego é diferente para mulheres e negros

Índice de desemprego é de 11,8% para mulheres e de 10,5% para homens. Pelo critério raça/cor, desocupação atinge 14,5% dos pretos e 13,6% dos pardos

Mais uma vez as mulheres ocuparam a menor fatia do mercado de trabalho mesmo sendo a maioria da população em idade de trabalhar. De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) trimestral, divulgada na sexta-feira 23 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no fim de 2017 o nível da ocupação dos homens foi estimado em 64,5% e o das mulheres, em 45,4%.

Considerando o contingente total de pessoas ocupadas, há predominância de homens (56,3%), mantendo a tendência da série histórica, fato confirmado em todas as regiões, sobretudo na Norte, onde os homens representavam 59,6% dos trabalhadores no quarto trimestre de 2017.

Já na população desocupada as mulheres eram maioria, 50,7%. Em quase todas as regiões, o percentual de mulheres na população desocupada era superior ao de homens, com exceção da Região Nordeste, onde este percentual representava 47,4%. No Centro-Oeste, o percentual das mulheres foi o maior, elas representavam 53,9% das pessoas desocupadas.

Os números são consequência do desemprego, que atinge mais as mulheres do que os homens. No que se refere à taxa de desocupação no quarto trimestre (11,8%), ela foi estimada em 10,5% para os homens e 13,4% para as mulheres. Esse comportamento foi verificado em todas as Grandes Regiões. As mulheres também se mantiveram como a maior parte da população fora da força de trabalho, 65,2%.

Desemprego é maior para os negros

A desocupação desagregada por cor ou raça mostrou que a taxa dos que se declararam brancos, 9,5%, ficou abaixo da média nacional de 11,8%. No entanto, o desemprego entre pretos (14,5%) e a pardos (13,6%) é acima da média.

Nos últimos cinco anos o IBGE observou a tendência de queda da proporção de pessoas declaradas brancas, e aumento das pretas e pardas. O contingente dos desocupados no Brasil em 2012 foi estimado em 6,7 milhões de pessoas, quando os pardos representavam 52,4% dessa população; seguido dos brancos, 37,5% e dos pretos 9,6%. Em 2017, esse contingente subiu para 12,3 milhões de pessoas e a participação dos pardos passou a ser de 51,9%; a dos brancos reduziu para 35,6% e dos pretos subiu para 11,9%.

No 4º trimestre de 2017, os pardos representavam 48,1% da população fora da força, seguidos pelos brancos (42,6%) e pelos pretos (8,3%). Frente a 2012, foi observada a tendência de queda da proporção de pessoas declaradas brancas, e aumento das pretas e pardas.

Fonte: Carta Capital


 
                 
O SINDICATO
Palavra do Presidente
Histórico
Certidão Sindical
Categorias
Missão
Base Territorial
Data Base
Editais
 
JURÍDICO
Serviços
Homologação
Central de Atendimento
 
PARA ASSOCIADOS
Benefícios
Sorteios
Galeria de Fotos
Notícias
Informativos
Dia das Crianças
Material Escolar
 
PARA EMPRESA
Cadastre-se
Contribuições
Convenções e Acordos
 
CONTATO
Sedes
Fale Conosco
Disk Denúncia
 
 
 
2013 © Todos os direitos reservados