Notcia - Você contrataria você? Cite 10 razões 12/08/2013
Você contrataria você? Cite 10 razões

O conceito de emprego mudou neste novo milênio. Hoje, para garantir a sua empregabilidade, veja a sua empresa como a sua “cliente”. Ela o contrata para que você preste um serviço que ela necessita tendo como contrapartida a sua remuneração que pode ser acrescida ou não de outros benefícios.

Hoje estamos na Era do cliente eternamente insatisfeito. Não é diferente com uma empresa que busca um profissional para ajuda-la a executar determinadas tarefas. Para crescer ou, no mínimo, sobreviver no mercado de trabalho use da empatia e coloque-se no lugar de quem está contratando um profissional:

"Não quero perder tempo"

"Facilite a minha vida"

"Ofereça o que eu quero"

"Quero qualidade no seu serviço"

"Quero alguém com qualificações profissionais diferenciadas"

"Tenha iniciativa"

"Quero uma pessoa a quem eu possa delegar"

"Comprometa-se com resultados"

"Seja criativo"

"Seja inovador"

"Pense diferente"

Agora olhe para o seu próprio umbigo e reflita: Eu atendo a estes anseios? Se a sua resposta for não, crie maneiras de atender a estes anseios. Muita gente faz o processo de auto-inovação mais difícil do que precisaria ser. Continuam presas às experiências do passado e não se estimulam com novos desafios e situações . Este é o caminho mais curto para alguém desaparecer. Quer ver? Faça este teste de memória: relembre de 3 profissionais que você conhece que já tiveram sucesso no passado e que desapareceram profissionalmente porque não se adequaram às novas exigências do mercado.

Faça o mesmo exercício relembrando de lojas, empresas ou negócios que já foram sucesso no passado e desapareceram porque surgiu algo mais inovador.

Tudo o que você fez de positivo será esquecido na próxima semana. Com isso, existem duas alternativas. Queixe-se porque as coisas já não são fáceis como antes ou use sua capacidade criativa para identificar novas respostas, novas soluções e novas idéias.

Cada momento é um recomeço, um momento de transformação. Uma oportunidade de reciclar-se e manter a sua empregabilidade.

Descubra o que a sua empresa, isto é, o seu "cliente", quer antes mesmo que ele próprio saiba. Este é um desafio à sua criatividade que construirá os seus diferenciais competitivos como profissional.

Hoje, a premissa básica é fazer mais com menos. Busque novas alternativas, repense, faça melhor, mais rápido, mais economicamente. Pense diferente, faça diferente. Crie fatos diferenciadores que tragam vantagens, facilidades e benefícios para sua empresa. Pense naquilo que ninguém ainda fez antes e evite ser apenas mais um. Crie, inove ou evapore.

Quer um exemplo de uma mudança que observamos no nosso dia a dia? Há alguns anos em posto de gasolina só comprávamos combustível ou alguns outros serviços automotivos como troca de óleo, lavagem e lubrificação. Alguém, teve a idéia de começar a vender pequenos artigos de conveniência. Hoje, o posto que não tiver uma boa loja de conveniência tende a perder seus clientes de abastecimento.

"Por que não pensei nisso antes?"

Esta é uma definição bem-humorada de idéia. Pragmaticamente, uma idéia não é nada mais nem menos do que uma nova combinação de velhos elementos.

Ter uma idéia é similar a você criar uma nova sobremesa ou um novo prato. Pegue alguns ingredientes que já conhece, ou alguns que recentemente descobriu e combine-os de uma nova maneira. É simples. E nem precisa ser um gênio para fazer isso. As pessoas comuns têm grandes idéias todos os dias. Todo dia alguém descobre ou inventa algo.

"Mas o que poderei fazer de diferente na minha carreira?"

A esta altura você já deve estar com esta pergunta em mente. Utilize esta técnica de geração de idéias que apresento em minhas palestras e workshops:

DE QUE MANEIRAS EU POSSO..................................? Complete esta pergunta com o seu objetivo ou desafio. Cada resposta que você der a esta pergunta é uma nova idéia.

Não se esqueça que Criatividade é como bicicleta. Depois que você aprendeu a andar nunca mais esquece. Comece treinando com os exercícios abaixo:

Pense em uma tarefa que você realiza diariamente. De que maneiras você poderá simplificá-la?

Que produto você usa em sua loja que poderia ter, no mínimo, três outros usos?

Durante uma hora, pense como se você fosse um cliente da sua loja. Escreva tudo o que você observou. Identifique tudo o que pode ser alterado, simplificado, agregado, melhorado para que sua loja não seja apenas mais uma.

Pense em 5 maneiras para agilizar o atendimento nos dias / horários de pico?

Liste, no mínimo, 20 outras aplicações para um clips de papel.

Fonte: RH Portal - Antonio Carlos Teixeira