Notķcia - Imposto de Renda: veja como corrigir ou atualizar a declaraĆ§Ć£o entregue 07/06/2024
Imposto de Renda: veja como corrigir ou atualizar a declaraĆ§Ć£o entregue

Os contribuintes que entregaram a declaraĆ§Ć£o do Imposto de Renda 2024 incompleta ou notaram algum erro na transmissĆ£o ainda tĆŖm a possibilidade de retificar o documento. Os novos envios, autorizados desde as 8h desta segunda-feira (3), isentam os cidadĆ£os do pagamento de multa.

O que aconteceu

A Receita Federal recebeu 42,4 milhƵes de declaraƧƵes do Imposto de Renda no prazo. O resultado Ć© inferior Ć  expectativa inicial do Fisco, que esperava por 43 milhƵes de documentos atĆ© a Ćŗltima sexta-feira (31).

Quem enviou o documento com erros ou incompleto ainda pode corrigir a declaraĆ§Ć£o. As informaƧƵes podem ser atualizadas a partir do envio de uma retificadora. A nova declaraĆ§Ć£o altera todas a informaƧƵes apresentadas inicialmente.

RetificaĆ§Ć£o nĆ£o permite alterar o modelo de tributaĆ§Ć£o escolhido no envio original. O novo documento impossibilita a mudanƧa do tipo de cĆ”lculo do imposto. Se a declaraĆ§Ć£o inicial foi entregue pela opĆ§Ć£o simplificada, a correĆ§Ć£o deverĆ” ser feita na mesma modalidade. O mesmo vale para as entregas no modelo completo.

Para a retificaĆ§Ć£o, Ć© necessĆ”rio ter algumas informaƧƵes. O nĆŗmero do recibo de entrega da declaraĆ§Ć£o a ser atualizada Ć© solicitado no momento de preencher o novo documento. TambĆ©m Ć© preciso indicar que se trata de uma declaraĆ§Ć£o Ć© retificadora no campo destinado Ć  identificaĆ§Ć£o do contribuinte.

Os contribuintes tĆŖm atĆ© cinco anos para realizar as correƧƵes. O complemento da declaraĆ§Ć£o deste ano pode ser enviado atĆ© 2029. Ainda assim, a transmissĆ£o das retificadoras Ć© limitado a cinco vezes no perĆ­odo.

DeclaraƧƵes interceptadas pelo Fisco nĆ£o podem ser atualizadas. Caso o contribuinte identifique a falha apĆ³s a Receita, ele serĆ” convocado para prestar os eventuais esclarecimentos ao Ć³rgĆ£o. Por isso, a recomendaĆ§Ć£o Ć© que a nova entrega seja realizada rapidamente, para evitar o risco da temida malha fina.

NĆ£o existe multa para quem enviar a declaraĆ§Ć£o retificadora. O contribuinte que realizar as correƧƵes estĆ” livre do pagamento mĆ­nimo de R$ 165,74 cobrado dos que enviaram o documento com atraso. A puniĆ§Ć£o pode alcanƧar 20% sobre o imposto devido, mais juros de 1% ao mĆŖs.

Como retificar a declaraĆ§Ć£o

Pelo programa do Imposto de Renda

- Abra o programa referente ao ano da declaraĆ§Ć£o que deseja corrigir ou adicionar novas informaƧƵes;

- Escolha a janela "Transmitidas" e selecione o nome do contribuinte que vai realizar a atualizaĆ§Ć£o;

- Clique no botĆ£o "Retificar DeclaraĆ§Ć£o". SerĆ” aberto um novo documento, que ficarĆ” disponĆ­vel no campo com as declaraƧƵes "Em Preenchimento";

- Ao abrir a nova declaraĆ§Ć£o, inclua o nĆŗmero do recibo de entrega da declaraĆ§Ć£o a ser atualizada;

- FaƧa as correƧƵes, adiƧƵes ou alteraƧƵes necessƔrias;

- Envie a declaraĆ§Ć£o retificadora.

Pelo site da Receita na internet

- Entre no portal e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal) e utilize a conta gov.br para acessar o sistema;

- VĆ” atĆ© a opĆ§Ć£o "Meu Imposto de Renda";

- Selecione o ano da declaraĆ§Ć£o que deseja corrigir ou adicionar novas informaƧƵes;

- Escolha o campo "Preencher DeclaraĆ§Ć£o Online";

- Na pĆ”gina automaticamente aberta, clique na opĆ§Ć£o "Retificar DeclaraĆ§Ć£o";

- FaƧa as correƧƵes, adiƧƵes ou alteraƧƵes necessƔrias;

- Envie a declaraĆ§Ć£o retificadora.

O envio da declaraĆ§Ć£o retificadora pela internet Ć© limitado. Nessa condiĆ§Ć£o, o contribuinte nĆ£o consegue acessar as fichas referentes a Ganho de Capital, Moeda Estrangeira, Renda VariĆ”vel e Atividade Rural.

Fonte: Uol