Documento sem título
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Documento sem título
Palavra do Presidente
Histórico
Certidão Sindical
Categorias
Missão
Base Territorial
Data Base
Editais
 
Serviços
Homologação
Documentos para Homologação
Endereços para homologar
Central de Atendimento
 
Cadastre-se (Empregado)
Balcão de Empregos
Ben + Familiar
Brasil Med Saúde Prev
Benefícios
Sorteios
Dia das Crianças
Material Escolar
Galeria de Fotos
Notícias
Informativos
 
Cadastre-se
Comunicados
Contribuições
Convenções e Acordos
PLR
 
Sedes
Fale Conosco
Disque Denúncia
 
 
 
NOTÍCIAS
 
Notcia - Funcionários de refinaria fazem greve e reivindicam salários atrasados em Cubatão, SP 16/06/2025
Funcionários de refinaria fazem greve e reivindicam salários atrasados em Cubatão, SP

Segundo o Sintracomos, sindicato que atua na paralisação, remuneração referente ao mês de maio deveria ter sido quitada até o quinto dia útil, mas ainda ainda não foi paga.

Cerca de 250 trabalhadores de uma empresa terceirizada da Petrobras entraram em greve na manhã desta quinta-feira (12), em Cubatão (SP). A paralisação ocorreu em frente à Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) e teve como principal reivindicação o pagamento dos salários atrasados do mês de maio.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santos (Sintracomos), a remuneração deveria ter sido quitada até o quinto dia útil. Os funcionários atuam em quatro contratos distintos com a empresa LCD Engenharia, mas todos não receberam os vencimentos.

Uma manifestação foi realizada em frente à refinaria com apoio do Sintracomos e do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro). O setor administrativo da RPBC também cruzou os braços em solidariedade aos grevistas.

O Sintracomos defende ainda o encerramento da relação entre a Petrobras e a terceirizada. “Se a empresa não possui estrutura para o cumprimento do contrato, o compromisso deve ser reincidido e a empresa absolvida”, declarou o sindicato.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o dirigente sindical Fábio Melo, do Sindipetro, criticou a política de contratação da Petrobras. Ele cobrou a criação de um fundo garantidor para assegurar os direitos dos trabalhadores em caso de inadimplência das prestadoras de serviço.

Posicionamentos

A Petrobras informou que realiza a contratação de empresas prestadoras de serviços e não interfere nas relações entre as empresas contratadas, trabalhadores e sindicatos.

Ainda segundo a empresa, a paralisação representa uma parcela dos trabalhadores de empresas terceirizadas da RPBC. A companhia reforça que todos seus contratos de serviço estão em conformidade com a legislação vigente e que refinaria segue operando normalmente.

A equipe de reportagem entrou contato com a LCD Engenharia, empresa terceirizada responsável pelos pagamentos, mas não obteve retorno até a última atualização da reportagem.

Primeira refinaria

A Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) é a primeira refinaria construída pela Petrobras e produz diversos derivados de petróleo, como gasolina, óleo diesel, gás de cozinha, nafta, bunker, hidrogênio, butano, benzeno, xilenos, tolueno, hexano, enxofre, entre outros.

Fonte: G1


 
                 
O SINDICATO
Palavra do Presidente
Histórico
Certidão Sindical
Categorias
Missão
Base Territorial
Data Base
Editais
 
JURÍDICO
Serviços
Homologação
Central de Atendimento
 
PARA ASSOCIADOS
Benefícios
Sorteios
Galeria de Fotos
Notícias
Informativos
Dia das Crianças
Material Escolar
 
PARA EMPRESA
Cadastre-se
Contribuições
Convenções e Acordos
 
CONTATO
Sedes
Fale Conosco
Disk Denúncia
 
 
 
2013 © Todos os direitos reservados