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Notķcia - Internet caiu? TV a cabo fora do ar? ConheƧa seus direitos
09/08/2016 Internet caiu? TV a cabo fora do ar? ConheƧa seus direitos
As empresas de telefonia e comunicaƧƵes que prestam serviƧos de internet e de TV a cabo obrigatoriamente devem fornecer uma Ć”rea de prestaĆ§Ć£o de serviƧos de atendimento pessoal, ou por meio de uma linha direta com o serviƧo de atendimento ou de um centro de atendimento pessoal.
Entre os direitos do consumidor, quando hĆ” interrupĆ§Ć£o de serviƧos, por qualquer motivo, provocado pela fornecedora de internet ou de TV a cabo, desde que o tempo de interrupĆ§Ć£o seja superior a 30 minutos, o consumidor deverĆ” ser compensando pela prestadora. Com abatimento ou ressarcimento, em valor proporcional ao da assinatura, correspondente ao perĆodo em que teve os serviƧos interrompidos.
No caso dos programas pagos, no sistema pay-per-view, essa compensaĆ§Ć£o deverĆ” ser feita pelo valor total do pagamento feito, independente do tempo de interrupĆ§Ć£o.
InformaĆ§Ć£o sobre interrupĆ§Ć£o de serviƧos
A notar a interrupĆ§Ć£o dos serviƧos, mesmo que logo apĆ³s a falta de sinal de TV ou de internet, o consumidor deve entrar em contato com a operadora, informando o problema e anotando o protocolo do atendimento.
Esse protocolo Ć© de fundamental importĆ¢ncia, jĆ” que se trata da comprovaĆ§Ć£o da ligaĆ§Ć£o que, sendo gravada, poderĆ” servir como base para a defesa do consumidor.
Ao ligar para a operadora, o consumidor deve receber a informaĆ§Ć£o correta sobre o problema e a previsĆ£o de retorno dos sinais, seja de TV a cabo ou de internet. Durante a ligaĆ§Ć£o, o consumidor tambĆ©m deve comunicar que conhece os seus direitos e que, se o sinal demorar mais do que o tempo permitido de 30 minutos, estarĆ” contando com o desconto em sua prĆ³xima fatura.
Caso haja interrupĆ§Ć£o por tempo superior e o consumidor nĆ£o tiver o desconto na prĆ³xima fatura, deverĆ” entrar em contato novamente com a operadora, informando o nĆŗmero do protocolo de sua reclamaĆ§Ć£o e a data da interrupĆ§Ć£o. A operadora, depois disso, terĆ” atĆ© cinco dias Ćŗteis para resolver o problema.
Na eventualidade de falta de soluĆ§Ć£o no tempo determinado, se o consumidor tiver de pagar a fatura para nĆ£o incorrer em juros e multas, terĆ” o direito Ć devoluĆ§Ć£o em dobro do valor pago.
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