|
|
|
|
Notícia - Com Selic a 11,75%, Brasil só perde da Rússia em ranking dos maiores juros reais
18/03/2022 Com Selic a 11,75%, Brasil só perde da Rússia em ranking dos maiores juros reais
Juros brasileiros chegaram a liderar lista de 40 paÃses, mas guerra gerou aperto monetário pelas autoridades russas.
O Brasil perdeu em março a posição de paÃs com os maiores juros reais do mundo, apesar da alta anunciada na quarta-feira (16), que levou a taxa Selic para 11,75%. O motivo foi a guerra na Ucrânia, com uma série de sanções que levou a Rússia a realizar uma forte alta de juros, ultrapassando o Brasil.
As informações são de um levantamento da Infinity Asset, que aponta que os juros reais brasileiros – obtidos a partir da subtração da taxa de juros pela projeção de inflação para os próximos 12 meses – estão na segunda posição do ranking.
Segundo o levantamento, os juros reais considerando a projeção do relatório Focus de inflação de 5,69% nos próximos 12 meses seriam de 7,10%, atrás apenas da Rússia, com 30,07%.
Considerando os juros nominais, ou seja, a taxa em si, o Brasil está na quarta posição, atrás da Turquia (14%), Rússia (20%) e Argentina (42,50%).
Em fevereiro, o Brasil liderou o ranking dos juros reais, com 6,26%, seguido pela Rússia, com 4,67%. No levantamento de juros nominais, o paÃs ficou em terceiro lugar, atrás da Turquia e Argentina.
A mudança de juros na Rússia ocorreu em 28 de fevereiro, quando o banco central do paÃs subiu a taxa de 9% para 20% ao ano. O objetivo era “apoiar a estabilidade financeira e de preços e proteger as economias dos cidadãos da depreciaçãoâ€.
O rublo, moeda do paÃs, chegou a cair 30% após uma série de sanções de paÃses ocidentais contra a Rússia, e a alta nos juros é uma tentativa de reter investimentos estrangeiros e permitir alguma recuperação cambial.
No levantamento, a Infinity Asset afirma que “continua a pressão da inflação global, a qual se acelerou na maioria das medidas, dadas as ainda contÃnuas pressões e choques de oferta ao atacado e aceleração de demanda, em vista ao processo de reabertura de diversas localidades, convertendo a maioria das taxas [de juros real] em terreno negativoâ€.
Fonte: CNN
|
|
|
|