SETE DICAS PARA MOTIVAR SUA EQUIPE EM
TEMPOS DE INCERTEZA.
01) Enfatize o sucesso e não o fracasso. É
provável que você não perceba os pontos positivos, caso se ocupe na busca pelo
que há de negativo.
02) Promova o reconhecimento e a premiação
de forma aberta e pública. Quando não se torna de conhecimento
geral, o reconhecimento perde muito do seu impacto e do seu propósito.
03) Realize o reconhecimento de maneira
pessoal e honesta. Evite algo muito meloso ou demasiadamente
elaborado.
04) Faça com que o reconhecimento e a
premiação estejam de acordo com as necessidades exclusivas das pessoas
envolvidas. Dispor de opções habilitará o gerente a
agradecer pelas realizações de acordo com as particularidades da situação.
05) A escolha do momento oportuno é
crucial. Reconheça uma contribuição durante todo o curso de um
projeto. Premie assim que possÃvel. Os atrasos enfraquecem o impacto da maioria
das premiações.
06) Estabeleça uma conexão clara entre
realizações e premiações. Faça com que as pessoas entendam por
que receberam prêmios e os critérios usados para determina-los.
07) Reconheça o reconhecimento, ou
seja, valorize os colaboradores que enaltecem os colegas por fazerem o que é
melhor para a empresa.
Marcos
Morita – mestre em administração de empresas.